Visitações

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Sistema Respiratório

Todos os animais necessitam de energia para realizar as mais diversas funções vitais.
O processo comum a todos os animais é a respiração aeróbica, pelo qual, a nível celular, se realiza a transferência da energia dos alimentos para as moléculas de ATP (trifosfato de adenosina).   Por este motivo é fácil de entender a necessidade dos animais de um fluxo constante de oxigênio para as células, bem como da remoção eficiente de dióxido de carbono, um resíduo de metabolismo.
As necessidades em oxigênio, bem como a produção de dióxido de carbono, aumentam proporcionalmente com a massa corporal e actividade do animal, ao passo que as trocas gasosas variam proporcionalmente com a área de contato com o meio.

No entanto, existem vários termos associados à respiração:
- Respiração externa – trocas gasosas entre o organismo e o meio externo;
- Respiração média – trocas gasosas entre o sangue e as células;
- Respiração interna – corresponde ao verdadeiro significado do termo.

O sistema respiratório é um conjunto de estruturas envolvidas nas trocas gasosas com o meio. Dessas, as estruturas onde se efectua o movimento de gases respiratórios entre os meios externo e interno designam-se superfícies respiratórias.
O movimento dos gases respiratórios, quer nas superfícies respiratórias quer a nível celular, ocorre sempre por difusão e em meio aquoso.

- Difusão directa – gases difundem-se directamente através da superfície respiratória para as células, sem intervenção de fluido de transporte. Ocorre nos protozoários e nos insectos, por exemplo;
- Difusão indirecta – gases passam através da superfície respiratória para um fluido de transporte que estabelece a  comunicação entre as células e o meio externo, como no caso dos anelídeos ou dos vertebrados. Este processo designa-se hematose.

Fonte: http://curlygirl.no.sapo.pt/respiracao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário