Visitações

sábado, 9 de abril de 2011

Dinossauro de um dedo só é descoberto na China

Pesquisadores da China descobriram um dinossauro miniatura com apenas um garra, provavelmente um parente próximo do temível tiranossauro rex. A criatura apresenta um único dedo nos membros dianteiros.
Esta espécie da família dos terópodes, batizada com o nome deLinhenykus monodactylus, tinha menos de um metro de altura e o peso de um papagaio grande, informa um estudo publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.
A grande maioria dos terópodes, carnívoros que deram origem aos pássaros atuais, tinham três dedos em cada mão, mas este dinossauro dispunha apenas de uma única e grande garra, que provavelmente utilizava para desenterrar ninhos de insetos, uma adaptação estranha, mas útil para fins evolutivos. 
"Os terópodes não aviários tinham originariamente cinco dedos, mas evoluíram até ficar com apenas três em suas forma mais avançadas”, explicou Michael Pittman, do Departamento de Ciências da Terra daUniversidade College de Londres, co-autor do estudo.
"Os tiranossauros eram incomuns por terem apenas dois dedos, mas o único dedo do Linhenykus mostra quão extensas e complexas foram as modificações nas mãos dos terópodes", conclui.
A seleção natural em ação
Os cientistas não sabem por que os Linhenykus evoluíram até perder estes dois dígitos, mas segundo o estudo, “seu desaparecimento poderia refletir apenas o fato de que não estavam sendo ativamente mantidos ela seleção natural”.  
Este tipo de coisas ocorreu de forma contínua na história do mundo selvagem, explicou Jonah Choiniere, da Divisão de Paleontologia do Museu Americano de História Natural.
"Estruturas vestigiais, como casos de pernas em baleias e serpentes, podem aparecer e desaparecer aparentemente ao acaso no curso da evolução”, disse Choiniere.
Os restos do dinossauro foram encontrados em rochas escavadas perto da fronteira entre a Mongólia e a China, pertencentes à Formação Wulansuhai do Cretáceo Superior, entre 84 e 75 milhões de anos atrás. 
No local, os pesquisadores encontraram um esqueleto parcial, com ossos da coluna vertebral, um membro dianteiro, parte da pelve e as patas traseiras quase completas.

Espécies Mortíferas







Espécies Mortíferas
Grande Tubarão BrancoCarcharodon carcharias
O grande tubarão branco é encontrado em quase todas as águas costeiras e em alto-mar, em todos os grandes oceanos do mundo. Com um comprimento que pode chegar a seis metros e pesando cerca de duas toneladas, o grande tubarão branco é conhecido como o maior peixe predador da Terra. Com cerca de 3.000 dentes, o grande tubarão branco costuma comer uma grande variedade de peixes e animais marinhos, incluindo tubarões menores, golfinhos, focas, leões marinhos, tartarugas e até gordura de baleias mortas. Diferente da visão de Steven Spielberg sobre a espécie no filme Tubarão, os humanos geralmente não são suas presas. Geralmente, nós somos atacados devido a um erro de identificação, ao sermos confundidos com uma foca ou outra carne cheia de gordura.
Peixe-PedraSynanceia verrucosa
Com mais de 1.200 espécies, os peixes venenosos são bem mais numerosos que todas as cobras e invertebrados venenosos juntos. Os mais famosos peixes venenosos incluem o peixe-pedra, a lampréia, o peixe-leão e o peixe-escorpião. Estes peixes têm a capacidade de produzir suas próprias toxinas e injetar veneno através de espinhas localizadas nas barbatanas, tentáculos ou ferrão. Mais de 50 mil ferimentos são registrados anualmente. Destes, a maioria é constituída de bolhas, mas se não forem tratadas a tempo, podem levar à morte.
O peixe-pedra é considerado o peixe venenoso mais perigoso. É encontrado em águas rasas nos Oceanos Pacífico e Índico, e mede entre trinta e sessenta centímetros. Sua dieta consiste principalmente em peixes pequenos e crustáceos. Sua cor marrom-esverdeada confere ao peixe-pedra a capacidade de se camuflar entre as pedras em recifes tropicais, transformando-o num alvo fácil de ser pisado acidentalmente por uma pessoa. A região dorsal tem espinhos que liberam uma toxina venenosa. Se ela for injetada em uma pessoa, causa dor intensa. Dependendo da profundidade da penetração no ferimento, pode ocorrer choque, paralisia e morte de tecidos. Se não for tratada nas primeiras horas, o nível de toxidade pode ser fatal para os seres humanos.

Crocodilo marinho

Crocodylus porosus

Geralmente encontrado no norte da Austrália e sudeste da Ásia, o crocodilo marinho é o maior réptil do planeta. Os machos adultos podem chegar até sete metros de comprimento, mas as fêmeas são bem menores, normalmente com menos de três metros. Estes crocodilos têm entre 64 e 68 dentes e podem pesar mais de 

1.500 quilos. Quando jovens, sua dieta geralmente consiste em pequenas presas, como insetos, anfíbios, répteis e peixes pequenos. À medida em que o animal se desenvolve, no entanto, cresce também sua habilidade para a caça. Um adulto ainda caça presas menores, mas já é capaz de capturar javalis, tubarões e gado doméstico. Este crocodilo é tido como o réptil mais perigoso para os humanos, com vários registros de mortes a cada ano.
Cobra marinhaHydrophis melanocephalus
As cobras marinhas são descendentes conhecidas das cobras terrestres australianas, que evoluíram para répteis aquáticos. Elas vivem apenas nos oceanos tropicais, especialmente no Oceano Índico e no oeste do Oceano Pacífico, e 32 espécies foram encontradas nas águas da Grande Barreira de Corais. São razoavelmente grandes, mas poucas excedem os dois metros de comprimento. Apesar de morder apenas se for provocada, seu veneno costuma ser mais tóxico do que o das cobras terrestres, por isso ela é o animal mais perigoso de todos. A maioria das cobras marinhas consegue produzir de 10 a 15 miligramas de veneno por vez, sendo que uma dose fatal é de apenas 1,5 mg! Felizmente, já existe soro anti-ofídico contra todos os venenos de cobra, por isso as mortes humanas raramente acontecem.

Blue-Ring Octopus

Hapalochlaena lunulata
Encontrada no Oceano Pacífico, entre o Japão e a Austrália, o blue-ring octopus se alimenta de pequenos caranguejos, camarões e peixes feridos. Do tamanho de uma bola de golfe e com coloração castanho-amarelada, ele se camufla facilmente no ambiente em que vive. Apesar de ser pequeno em tamanho, este polvo possui um veneno tão poderoso que pode matar seres humanos com apenas uma picada. Como não existe antídoto, é a criatura mais tóxica conhecida.
Apesar de não ser considerado um animal agressivo, ele ataca se for provocado, e muitos ataques humanos ocorrem quando é recolhido ou pisado. Quando provocado, anéis ou linhas azuis aparecem, e o polvo fica bonito de se olhar, mas mortal ao toque. Ele injeta um veneno neuromuscular paralisante que pode matar um ser humano em minutos. Após sua picada, é essencial que o resgate faça respiração na vítima até que ela possa ser levada a um hospital para receber respiração artificial. A respiração artificial deve continuar por cerca de 24 horas para assegurar que todo o veneno tenha sido expelido pelo organismo.
HumanosHomo sapiens
A maioria dos ambientalistas concluiu – para surpresa da população em geral – que os humanos são as criaturas mais mortais do oceano. Nossos oceanos – antes vistos como abundantes demais para serem esgotados – agora enfrentam o risco de extinção de muitas espécies por causa do comportamento humano.
A pesca excessiva levou os cientistas a acreditarem que a população de todos os animais marinhos comestíveis irá acabar em 2048. Os grandes tubarões brancos hoje estão ameaçados devido à crescente popularidade de seus dentes, mandíbulas e barbatanas. O lixo, especialmente os plásticoss, prejudica uma grande variedade de vida marinha. Eles se enroscam nas barbatanas e nadadeiras dos peixes, causando afogamento, amputação ou infecção. Além disso, os recifes de corais, o ecossistema do qual o oceano inteiro depende, estão sendo exponencialmente destruídos pela poluição e pelo aquecimento global. Cientistas previram que até 2030 quase 95% dos corais da Grande Barreira de Corais, o maior sistema de recifes de coral do mundo, estarão mortos.