Visitações

sábado, 9 de abril de 2011

Dinossauro de um dedo só é descoberto na China

Pesquisadores da China descobriram um dinossauro miniatura com apenas um garra, provavelmente um parente próximo do temível tiranossauro rex. A criatura apresenta um único dedo nos membros dianteiros.
Esta espécie da família dos terópodes, batizada com o nome deLinhenykus monodactylus, tinha menos de um metro de altura e o peso de um papagaio grande, informa um estudo publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.
A grande maioria dos terópodes, carnívoros que deram origem aos pássaros atuais, tinham três dedos em cada mão, mas este dinossauro dispunha apenas de uma única e grande garra, que provavelmente utilizava para desenterrar ninhos de insetos, uma adaptação estranha, mas útil para fins evolutivos. 
"Os terópodes não aviários tinham originariamente cinco dedos, mas evoluíram até ficar com apenas três em suas forma mais avançadas”, explicou Michael Pittman, do Departamento de Ciências da Terra daUniversidade College de Londres, co-autor do estudo.
"Os tiranossauros eram incomuns por terem apenas dois dedos, mas o único dedo do Linhenykus mostra quão extensas e complexas foram as modificações nas mãos dos terópodes", conclui.
A seleção natural em ação
Os cientistas não sabem por que os Linhenykus evoluíram até perder estes dois dígitos, mas segundo o estudo, “seu desaparecimento poderia refletir apenas o fato de que não estavam sendo ativamente mantidos ela seleção natural”.  
Este tipo de coisas ocorreu de forma contínua na história do mundo selvagem, explicou Jonah Choiniere, da Divisão de Paleontologia do Museu Americano de História Natural.
"Estruturas vestigiais, como casos de pernas em baleias e serpentes, podem aparecer e desaparecer aparentemente ao acaso no curso da evolução”, disse Choiniere.
Os restos do dinossauro foram encontrados em rochas escavadas perto da fronteira entre a Mongólia e a China, pertencentes à Formação Wulansuhai do Cretáceo Superior, entre 84 e 75 milhões de anos atrás. 
No local, os pesquisadores encontraram um esqueleto parcial, com ossos da coluna vertebral, um membro dianteiro, parte da pelve e as patas traseiras quase completas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário