Visitações

sábado, 11 de dezembro de 2010

Serpentes - Sistema Respiratório




A maioria das serpentes, cerca de 90% , apresentam um pulmão funcional e outro atrofiado. As que possuem pulmão esquerdo funcional são dos grupos mais avançados, com exceção das Boas e Pítons. Porém as que não possuem o pulmão esquerdo compensa esta falta com o pulmão traqueal, que é uma extensão do pulmão direito, isto ajuda na respiração da serpente, quando esta estiver engolindo uma presa grande. A traquéia muscular também ajuda na respiração, pois será empurrada para frente, fazendo pressão contra a presa, com isso poderá continuar a respirar.
Nas serpentes aquáticas o pulmão direito é bem maior, e na sua parte inferior existe uma modificação para que o animal possa controlar sua capacidade de flutuação na água.
A língua, que se une a glote (abertura da faringe), é importante, pois é através dela que o ar entra pela traquéia indo até os pulmões. A glote se dilata durante a ingestão de grandes presas. Essa estrutura é localizada mais à frente, na base da língua.
As serpentes possuem sim nariz, mas é chamado de narina. Não possuem função olfativa, auxiliam na respiração. A língua é quem irá fazer a função do olfato.
Fonte: http://drashirleydecampos.com.br/noticias/16400

Um comentário: